Pessoas caminhando pela cidade

Créditos: iStock

A cidade de São Paulo conta com passeios gratuitos ou no sistema pague quanto acha que vale onde é possível conhecer melhor a capital

São Paulo oferece inúmeras opções de restaurantes, cinemas, teatros, parques e pontos turísticos. Ao passar pelos lugares de carro ou transporte público, ou até mesmo a pé, só que apressado, muito lugares interessantes que contam a história dessa enorme cidade passam em branco. Uma boa opção para conhecer as peculiaridades da cidade que não para são as caminhadas culturais. Algumas gratuitas, outras no sistema "pague quanto acha que vale". Há passeios em inglês e espanhol, tanto para turistas quanto para quem quer conhecer a cidade e desenvolver o idioma. Confira 6 opções:

1) Caminhada Noturna pelo Centro de SP

Caminhada Noturna pelo centro

Créditos: Caminhada Noturna pelo centro

Há 10 anos a Caminhada Noturna pelo Centro de SP reúne dezenas de pessoas para um tour com cerca de 2h. A cada quinta-feira há um passeio com uma nova temática e no percurso, historiadores, arquitetos vão contando sobre a história da cidade.

Quando: Toda quinta-feira, às 20h.
Ponto de encontro: Escadaria do Teatro Municipal de São Paulo.
Como participar: É só chegar no ponto de encontro alguns minutos antes da saída do passeio.

2) Giro Cultural USP

[img class="size-full wp-image-1635 aligncenter" src="https://equilibrese.catracalivre.com.br/wp-content/uploads/sites/19/2016/01/Giro-Cultural2_800x600px.jpg" alt="Giro-Cultural2_800x600px" width="800" height="600" ]

O passeio, com 4 horas de duração, tem o intuito de mostrar uma leitura sobre as múltiplas dimensões do modernismo na cidade. Os participantes percorrem o Museu Paulista, seguido do Edifício Copan, Teatro Municipal com término no Museu de Arte Contemporânea da USP. Um guia de turismo, historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos intermediam o passeio.

Quando: Todo sábado, a partir das 10h.
Ponto de encontro: Estação do metrô Alto do Ipiranga.
Como participar: São oferecidas 40 vagas por passeio. É preciso cadastrar-se no http://goo.gl/forms/eLCz3FkpHo. Como há desistentes, há uma lista de espera no local, liberada a partir das 10h, para os interessados no passeio conforme a ordem de chegada.

3) São Paulo Free Walking Tour

Passeios com 3 horas de duração e orientações em inglês traçam um panorama histórico, turístico, cultural da cidade de São Paulo, sempre de uma maneira divertida, informativa e dinâmica. São oferecidos três roteiros, com pontos de encontro, dias e horários específicos: Old Downtown tour: pela parte histórica, Paulista Ave tour: pelo centro moderno, Vila Madalena: grafites e arte urbana. Cada participante contribui no estilo “pague o quanto acha que vale” seguindo o conceito universal de "free walking tours".

Quando: Cada tour tem um dia e horário específico. Basta acessar aqui para conferir.
Ponto de encontro: Depende do tour escolhido.
Como participar: Basta chegar 20 minutos antes ao ponto de encontro do roteiro escolhido.

4) Paseo a Pie en español

O primeiro "walking tour" em espanhol de São Paulo, segue o conceito de "free walking tours", em que os participantes contribuem com o valor que acharem adequado para experiência, o sistema: “pague o quanto acha que vale”. São oferecidos três passeios em dias e horários diferentes, realizados inclusive nos dias de chuva: Avenida Paulista (3km), Centro Histórico (4km) e Vila Madalena (6km). Os passeios têm duração de cerca de 3 horas e contam com um guia de turismo credenciando pelo Ministério do Turismo.

Quando: Cada tour tem um dia e horário específico. Acesse aqui e confira.
Ponto de encontro: Depende do tour escolhido.
Como participar: É necessário fazer reserva no site. O passeio começa pontualmente, chegar ao ponto de encontro do respectivo passeio 15 minutos antes do início previsto.

5) Desbravadores de Sampa

Minhocão figura em meio ao percurso de um desbravamento do coletivo que percorre os quatro cantos da cidade.[/img]

O grupo de pessoas que se reúne para explorar a pé a cidade propõe dois tipos de percursos: temáticos e livres. No primeiro, um tema central como, por exemplo, a “religiosidade paulistana” norteia o desbravamento. Assim é necessário percorrer todas as igrejas do roteiro. No segundo, é estabelecido um ponto de partida e de chegada e o intuito é observar as peculiaridades ao longo do caminho e do cotidiano das pessoas.

Quando: Geralmente aos domingos, entre 7h  e 9h dependendo do tema e do percurso.
Ponto de encontro: Depende do passeio proposto.
Como participar: Basta seguir a página do grupo no Facebook, conferir as datas dos próximos eventos e chegar no dia e horário marcado.

6) SampaPé

Passeio oferece a possibilidade de conhecer pontos do Centro de São Paulo que só podem ser apreciados a pé

Créditos: divulgação

Passeio oferece a possibilidade de conhecer pontos do Centro de São Paulo que só podem ser apreciados a pé

O SampaPé! surgiu com o intuito de aproximar o cidadão da sua própria cidade, incentivando o deslocamento a pé, por ser a forma que melhor permite a interação do indivíduo com sua cidade. A organização promove passeios temáticos a pé pela cidade, gerando a experimentação, e estimulando a prática da caminhada de forma lúdica. Além disso discute pautas relevantes sobre o desenvolvimento da cidade para quem anda a pé.

Quando: Os passeios são esporádicos, divididos por temas e divulgados no Facebook.
Ponto de encontro: Depende do passeio.
Como participar: Basta seguir a página do grupo no Facebook, conferir as datas dos próximos eventos.

Caminhadas Culturais

A partir de
07 Jul

  • de 07/07 a 01/12
    • Quintas às 20:00

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n República São Paulo - SP (11) 3397-0300
Estação Anhangabaú (Metrô - Linha 3 Vermelha)
Catraca Livre
add Google Agenda

A partir de
02 Jul

  • de 02/07 a 01/12
    • Sábados às 10:00

Estação Alto do Ipiranga (Metrô - Linha 2 Verde)
Avenida Doutor Gentil de Moura - esquina com R. Visconde de Pirajá Ipiranga São Paulo - SP 0800-770-7722
Catraca Livre
add Google Agenda