Homem caminhando no pôr do sol

Créditos: iStock

Ir a pé ao trabalho é uma ótima opção para otimizar seu tempo e dinheiro

Ir a pé ao trabalho é uma boa maneira de começar seu dia. Você ganha tempo: ao invés de ficar parado no trânsito ou apertado no transporte público e ainda economiza o dinheiro que seria gasto com esses meios de transporte. E transforma o tempo perdido nos congestionamentos em atividade física. Confira algumas dicas do Corrida Amiga para você tomar a iniciativa de ir #aPéAoTrabalho:

1) Prefira locais mais planos e fique sempre na calçada.

2) Teste antes de sair de casa, os equipamentos e acessórios: mochila que se ajuste ao corpo, tênis e roupas confortáveis, principalmente.

3) Calcule o tempo que será gasto ao longo do percurso para você não chegar atrasado no trabalho.Considere que uma caminhada moderada de 5km leva em média 1 hora.

4) Comece com trechos curtos para ganhar confiança e vá aumentando gradativamente o percurso.

5) Leve na mochila somente o necessário: uma muda de roupa para sua troca, kit de higienização (desodorante, lenço umedecido é uma ótima opção também) e  toalha pequena (fralda de pano ou um pedaço de canga de praia são leves e absorvem bem).

6) Se possível, deixe seu notebook no trabalho no dia anterior

7)  Os sapatos, que pesam na mochila, também podem ser deixados no trabalho no dia anterior.

8) Leve hidratação, principalmente em dias mais secos. Você pode usar a garrafinha para umedecer as narinas ao longo do caminho.

9) À noite, na volta para casa, procure locais com boa iluminação e maior fluxo de pessoas, além disso procure usar roupas claras.

10)  Caso você acredite que não seja possível fazer todo trajeto a pé, use a intermodalidade. Faça parte do trajeto de transporte público, carona, ou  estacione a alguns quilômetros antes do seu trabalho e coloque os pés nas ruas a partir daí.

O Instituto Corrida Amiga, celebrou no 1º de julho o Dia de ir #aPéAoTrabalho com o objetivo de inspirar pessoas a utilizarem o deslocamento a pé como mobilidade urbana e, ainda, a estimular políticas públicas para cidades humanas, acessíveis e caminháveis. Assista a matéria do SP TV  sobre a ação:

Site: http://www.corridaamiga.com.br

Redes sociais: Facebook | Youtube | Instagram

Contato: (11) 9 4155-5993 | [email protected]