Alguns aplicativos ajudam na prática da meditação que quando feita frequentemente traz benefícios à saúde

Créditos: iStock

Alguns aplicativos ajudam na prática da meditação que quando feita frequentemente traz benefícios à saúde

Pesquisas mostram que o mindfulness ou "esvaziar a mente" todos os dias, por poucos minutos que sejam, ajudam a melhorar o foco e a produtividade. Quando aliados à meditação os benefícios são ainda maiores: melhora da qualidade do sono, redução da ansiedade e do estresse, relaxamento do corpo e melhora da qualidade de vida. Isso só para falar de alguns benefícios. E não é preciso meditar por longas horas ou em um templo. Poucos minutos são suficientes. Para ajudar a fazer uma pausa no dia a dia agitado e meditar, aplicativos gratuitos podem te dar uma mãozinha. Com músicas, meditações guiadas, cenários inspiradores, eles te ajudam a respirar fundo, esvaziar a mente e meditar alguns minutinhos para você manter a mente e o corpo em equilíbrio. Confira a lista com 10 opções gratuitas:

1) Medita!

O aplicativo gratuito em português tem 65 meditações guiadas por Mirna Grzich que são divididas em oito temas: relaxando & meditando, mindfulness, orações & mantras, meditações essenciais, insights & reflexões, meditando com tradições espirituais, quem é você e meditações da lua cheia. É o primeiro aplicativo com conteúdo de meditação desenvolvido totalmente no Brasil. Disponível para iOS.

2) Sattva

O aplicativo gratuito tem meditações guiadas onde você pode conferir seu humor antes de começar a meditação e depois de terminá-la. Além disso seu grande diferencial é o temporizador de meditação. Ele também monitora os batimentos cardíacos, tem músicas relaxantes, insights para o seu dia e troféus conforme seu desempenho. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

3) 5 minutos

O aplicativo em português criado pela ONG Mãos Sem Fronteiras propõe 5 minutos de relaxamento em meio a correria do dia a dia. Através dele é possível controlar o tempo de meditação e fazer uma pausa para ter um momento de leveza. Disponível gratuitamente para Android e iOS. Assista ao vídeo e saiba mais:

4) Relax Meditation: Sleep Sounds

Inclui 102 sons para te ajudar a relaxar e meditar. É ideal também para aulas de yoga ou para os terríveis dias de insônia. Há diversos sons, tais como de pássaros cantando na floresta, barulho do mar, água correndo, som da chuva, entre outros. Com o timer é possível programar o tempo em que o som tocará. Disponível para Android e iOS.

5) Stop, Breath & Think

O objetivo do aplicativo é que frequentemente você pare, respire e pense por alguns minutinhos, o que trará uma paz de espírito e qualidade de vida sem igual. Você responde a um breve questionário sobre o que está pensando e como está se sentindo e ele recomenda as meditações ideais para esse momento. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

6) Headspace

O aplicativo em inglês foi criado por Andy Puddicombe, que em palestras do TED difunde sobre os benefícios de 10 minutos diários de meditação para alcançar uma vida mais saudável e feliz. Você pode começar pelo Take10 que ensina noções básicas da meditação em 10 minutos. Há a opção de planos mensais para quem quiser se aprofundar no tema. Disponível gratuitamente para Android e iOS. Assista ao vídeo e saiba mais:

7) Calm

O aplicativo em inglês propõe um minuto de calma e meditação no seu dia a dia para você relaxar e melhorar seu humor. Nele você escolhe sessões de 2 a 20 minutos, 10 belas imagens e efeitos sonoros da natureza para te inspirar. Há ainda 16 faixas de música por  Kip Mazuy, referência em meditação. É possível escolher meditações para finalidades variadas, tais como: melhorar o sono, ter energia, confiança. mais foco, mais criatividade entre outros. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

8) Peace Starter Meditation Relax

O aplicativo tem um layout simples, mas funcionalidades muito úteis para te ajudar a dar uma pausa no dia a dia e meditar. Ele inclui sons da natureza e músicas para meditação, temporizador de meditação, frases positivas para você voltar seus pensamentos para coisas boas e meditações guiadas. Disponível para Android.

9) Smiling Mind

O aplicativo desenvolvido por uma equipe de psicólogos inclui 6 programas de meditação dividido por faixa etária, a partir dos 7 anos. Indicando um tipo de meditação recomendada para a idade escolhida. Disponível para Android e iOS.

10) Ferramenta Meditação Momento

O aplicativo reúne mantras indianos e budistas que podem fazer parte da sua aula de yoga, te ajudar a meditar e até mesmo a pegar no sono e dormir melhor. Disponível gratuitamente para Android.

11) Zen

Primeiro aplicativo brasileiro de meditações guiadas, o Zen foi criado pela blogueira e YouTuber, Juliana Goes, feito para todas as pessoas que desejam levar uma vida mais equilibrada, ele oferece um conteúdo completo que vai desde reflexões, trilhas sonoras, vídeos para relaxamento e termômetro de emoções, até meditações guiadas que são feitas pela própria Juliana. Cada módulo serve a um propósito diferente, como para ter mais disposição, alívio do estresse ou mesmo para todas as horas, e possui duas meditações que duram aproximadamente 10 minutos cada. Disponível para Android e iOs.