Nada mais combina com a Cidade Maravilhosa que exercícios ao ar livre. E especialmente durante a estação mais quente, vários pontos são tomados por gente de todas as idades praticando algum tipo de atividade física.

Se você mora ou vai visitar o Rio durante o verão, prepare o tênis e a roupa levinha porque razões para entrar nesse clima de malhação é que não vão faltar.

Até fevereiro de 2018, rola na orla de Ipanema uma programação gratuita de atividades físicas que incluem musculação, alongamento, capoeira, MMT (Mixed Modality Training), mat pilates, tai chi, yoga e vôlei de praia. A estrutura fica próxima ao Posto 10 e, para participar, é preciso se inscrever no site do projeto.

Além dessa academia gratuita a céu aberto, vários outros locais da cidade são bem convidativos para mexer o corpinho. Seja para andar de bike, correr, patinar, ou praticar stand up paddle. Veja algumas das nossas sugestões:

Aterro do Flamengo

Além da vista verde belíssima, o Aterro tem um espaço enorme, com pistas de corrida, onde também é possível pedalar e andar de patins.  Aqueles que gostam de exercícios funcionais podem ocupar a faixa de areia e intensificar a atividade. O local fica mais cheio especialmente aos fins de semana.

Paineiras

Para curtir um lado mais sossegado da cidade, respirar ar puro e ainda ter o privilégio de um banho de cachoeira, nada mais indicado que as Paineiras no Parque Nacional da Tijuca. O local é muito procurado pelos ciclistas e corredores, pois o terreno oferece 5 km de subidas e descidas.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Esse cartão postal do Rio é um dos locais mais procurados para a prática de atividades físicas. Tem uma ciclovia de 7km, praça de patinação, quiosques e muito verde.  O local também é muito procurado para a prática de stand up paddle. Enquanto rema pelas águas tranquilas da Lagoa, o praticante pode apreciar a vista do Cristo Redentor, do Morro Dois Irmãos, da Pedra da Gávea, e do Corte de Cantagalo.

Bosque da Barra

Além de equipamentos para a prática de exercícios, o Bosque da Barra reúne alamedas para corrida e caminhada e trilhas. Entre uma corridinha e outra, é possível avistar capivara e preguiças, além de curtir o verde da reserva com ar bucólico.

Quinta da Boa vista

Verde por todo lado em um terreno de 155 mil metros quadrados. Essa é a Quinta da Boa Vista, destino certo de praticantes de atividades físicas, especialmente corredores e ciclistas.

Veja também:

10 lugares para praticar yoga de graça no Rio de Janeiro