Na cidade onde a paisagem é rodeada de montanhas e belas praias, a vida ao ar livre é praticamente uma necessidade. Talvez isso explique o amor do carioca pelo esporte e pela prática de atividades físicas.

O mar, a areia, os parques e os bosques são um convite para suar o corpo quase que diariamente.  Coisa que chama atenção de qualquer turista e faz até o mais sedentário dos paulistanos repensar seus próprios hábitos.

Se você estiver de passagem pelo Rio e com algumas horas livres em seu fim de semana, certamente será impactado por esse sentimento. No caso de ficar sem saber o que fazer, confira 6 opções para curtir a cidade praticando alguma atividade física:

1) Carveboard

Créditos: kenjiys/Visual Hunt

Descida de carveboard na Vista Chinesa

 Conhecido também como “surfe no asfalto”, o carveboard é ideal para ser praticado em calçadas, na rua, na estrada ou até mesmo nas ladeiras do Rio.

O esporte radical foi criado por surfistas para ser uma opção para os dias sem onda. Nele, o praticante utiliza um skate um pouco maior, com pneus de borracha e molas, o que facilita manobras mais radicais.

Para os iniciantes, a melhor opção é começar pela Quinta da Boa Vista. Já quem é mais experiente pode partir sem medo para as ladeiras íngremes das Paineiras, da Vista Chinesa e da Prainha, na Barra da Tijuca.

 2) Corrida

Créditos: dolphinphoto/istock

Corrida de rua em Copacabana

A atividade é ideal para você exercitar o corpo ao som de uma playlist, relaxar e curtir a bela paisagem carioca. O esporte democrático, que não requer equipamentos e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, toma conta da orla e das ruas cariocas quase que diariamente.

O calendário de corridas urbanas é concorrido e as competições acontecem praticamente todo fim de semana.

 3) Trilhas

Créditos:

O esforço para concluir uma trilha costuma ser compensador

A cidade maravilhosa além das belas praias reúne também diversas trilhas de níveis variados, desde os mais leves aos mais pesados. Ao final, a recompensa é uma bela paisagem, opção ideal de lazer no fim de semana.

A Pedra Bonita, de nível fácil, depois de 30 minutos oferece um visual incrível. O Morro Dois Irmãos é uma trilha de nível médio, localizada num dos cartões-postais do Rio de Janeiro. Depois de 40 minutos de subida a recompensa é uma das vistas mais bonitas da cidade. Já a Pedra da Gávea é amada por uns e temida por outros. Ela exige preparo e bastante atenção.

4) Ciclismo

Créditos: dabldy/istock

Há vários pontos de aluguel de bikes na cidade

Pedalar é uma boa pedida para quem deseja queimar muitas calorias e ainda relaxar ouvindo sua playlist preferida. Se estiver em dúvida sobre que local escolher para praticar a modalidade, aposte nas ciclovias da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Niemeyer, que vai do Leblon a São Conrado. E não se preocupe se não tiver uma bike, é possível alugar uma em vários pontos da cidade.

 5) Yoga

Créditos: Richmatts/istock

Aula de yoga em Ipanema

Seja em Ipanema, Copacabana, Praia de Joatinga, ou Lagoa Rodrigo de Freitas, é só chegar com o seu tapetinho, estendê-lo sobre a areia ou gramado e desfrutar os benefícios de uma aula de yoga. Essa experiência é oferecida de graça frequentemente nesses lugares. Fica a dica!

 6) Futevôlei

Créditos: Marcelo Horn/istock

Partida de futevôlei na Praia do Flamengo

Do Flamengo à Barra da Tijuca, redes delimitam espaços na areia para a prática de esportes. Por ali, homens, mulheres, jovens e nem tão jovens assim são todos bem-vindos para uma partida de futevôlei, um dos esportes que mais movimentam as areias cariocas.

O jogo disputado em dupla, trio o quarteto se assemelha ao vôlei em disputa de sets, em que os pontos são marcados quando a bola cai na quadra adversária. A diferença é que o jogador pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos.

Essa é uma atividade completa, pois exige esforço muscular e preparo físico aeróbico e anaeróbico. É uma ótima opção para quem quer praticar um esporte e se divertir ao mesmo tempo.

7) Ginástica ao ar livre

Créditos: Kseniya Ragozina/istock

Quem não se inspira em malhar com esse visual?

Em toda orla carioca também estão presentes estações de ginástica de uso livre. São diversos aparelhos, onde é possível executar treinos, como em uma academia convencional.

Além disso, pelo menos dois projetos oferecem aos usuários a chance de treinar com acompanhamento profissional. É possível fazer aulas de musculação, alongamento, ginástica localizada e Crossfit totalmente de graça. Ou seja, ficar em casa no Rio é sempre a última opção!

5 atividades físicas para quem ama diversão e detesta academia