Comer bem sem gastar valores exorbitantes é possível sim. As prateleiras dos mercados e as feiras livres estão cheias de opções que fazem bem para saúde e não pesam no bolso. Para te ajudar na hora de montar o cardápio, confira a lista de alimentos que o Equilibre-se selecionou.

Feijão

Rico em vitaminas, proteínas, minerais e antioxidantes, o feijão fornece pouca ou nenhuma gordura e é livre de colesterol. Com um baixo índice glicêmico, os grãos são digeridos lentamente, o que ajuda a regular o índice de açúcar no sangue.

Frutas da estação

Além de gostosas, as frutas fornecem fibras e nutrientes essenciais para o nosso organismo. Pode ser que você não encontre sua fruta preferida sempre com um bom preço, e por isso é importante seguir um calendário de safra. Ele vai ajudar você a acompanhar a melhor época para comprar determinada fruta ou hortaliça por um valor mais acessível. Consulte aqui o calendário da Ceagesp.

Ovos

Além de baratos, são pouco calóricos e ricos em proteínas e vitaminas. Sempre que possível, opte pelo mexido, cozido ou na versão omelete para evitar o consumo de óleo. Clique aqui e conheça seus diversos benefícios.

Atum enlatado

Facilmente encontrado em mercados de todo o Brasil nas versões em óleo, natural ou com molho de tomate, o atum enlatado é extremamente nutritivo.  Além disso, contém ômega 3conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias.

Lentilhas

Estas leguminosas são uma excelente opção de substituição da carne vermelha. Cada 100g de lentilhas possui 9,1 gramas de proteína. Além disso, elas também oferecem 18% dos valores diários de ferro, duas vezes os valores do feijão.

Batata doce

Fácil de ser encontrada durante todo o ano, a batata doce é uma fonte de carboidrato complexo, que fornece energia sem elevar o excesso do nível de açúcar no sangue. Ela é muito usada em dietas porque sacia a fome por mais tempo. E com tanta variedade de preparo (veja aqui alguns), vai levar um tempo até você enjoar.

Aveia

Uma pechincha nutricional, rica em fibras solúveis que ajudam a diminuir a velocidade de absorção da glicose. A aveia vai bem com frutas e iogurtes no café da manhã. Para economizar ainda mais, a dica é comprar a granel.

Espinafre

Com grande poder nutricional, o espinafre possui magnésio, cálcio, potássio, ferro e vitaminas A e C e ainda ajuda a evitar hipertensão e osteoporose. Além de tudo isso é bem baratinho e não pesa no orçamento de ninguém.

Repolho

Por possuir uma grande quantidade de agentes antioxidantes (como as antocianinas, vitamina C, vitamina A, manganês) ajuda a minimizar os sinais de envelhecimento. Para aproveitar melhor todos os seus nutrientes, evite a versão cozida em água e opte pelo cozido no vapor ou cru em saladas.

Iogurte natural

Rico em vitaminas, proteínas e sais minerais, o iogurte natural é uma ótima opção para o café da manhã. Para deixá-lo com mais sabor, acrescente frutas da sua preferência e um pouco de mel.

Tapioca

É um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura e rico em carboidratos de fácil digestão. Além disso, é um alimento versátil que vai bem tanto com ingredientes doces quanto salgados.

Lanches rápidos e saudáveis para comer entre as refeições